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Cortar custos é um objetivo constantemente percebido nas organizações mundiais atualmente dados diversos motivos. Entre esses motivos, a recente crise econômica que assolou diversos setores industriais, como o automotivo, é um exemplo que nos chamou a atenção.

Nesse setor, foram publicados cases de iniciativas de melhoria de processo com o foco em reduzir custos e obter formas mais eficientes e eficazes de realizar as atividades com o uso ótimo dos recursos disponíveis.

Com isso, chegou-se a um estudo apontando três processos críticos para obter sucesso nas iniciativas de redução de custos de TI.

São eles:

  • Gestão da Configuração: Obter valor a partir do bom uso dos ativos de tecnologia é um desafio que poucas organizações obtiveram até agora. Saber identificar, registrar, controlar e gerir o ciclo de vida dos ativos é crítico para que se consiga obter eficiência nos custos e habilitar ganhos para a organização.
  • Gestão da Capacidade: É considerado um dos processos mais críticos para que se consiga alinhar o que o Negócio espera da TI e o potencial de entrega da área. Em muitos casos não se percebe o valor necessário dado a este processo e, com isso, organizações ao redor do mundo vêm gastando mais do que seria necessário com a infraestrutura tecnológica. Um bom processo de Gestão da Capacidade mantém os investimentos em TI alinhados às necessidades da organização.
  • Gestão de Problemas: Com esse processo bem implementado, a empresa consegue aprender com os incidentes passados e criar bases de conhecimento para otimizar o tratamento de novos incidentes e, no limite, evitar que estes ocorram. A proatividade é a palavra-chave para a Gestão de Problemas. Antecipar possíveis quedas dos níveis de serviço e agir prontamente caso estas aconteçam.

Conhecer o valor desses processos e como eles se relacionam com os demais processos de TI e de Negócio é crítico. A sua empresa está pronta para o desafio?