Implantação do Freshservice para Gestão de Serviços de TI (ITSM) e Serviços Corporativos (ESM): redução de custo de licenciamento, maior autonomia e flexibilidade na escalabilidade do ambiente e otimização de processos.
O Desafio
A Piracanjuba embarcou em um projeto estratégico para transformar sua eficiência operacional, com o objetivo principal de reduzir custos sem comprometer a qualidade da sua operação. O desafio envolvia a substituição da ferramenta de gestão de serviços da ServiceNow para a Freshservice. Essa mudança estruturada precisava ser realizada dentro de um prazo rigoroso de quatro meses, tornando a pontualidade e a precisão técnicas componentes críticos para o sucesso do projeto.
O envolvimento ativo da diretoria reforçou a importância do projeto, considerado um passo significativo para o futuro da empresa.
Uma abordagem que simplificasse os processos de negócio, democratizasse o uso da tecnologia por meio de uma solução low-code e gerasse os ganhos financeiros esperados dentro do prazo estabelecido eram os principais desafios a serem superados.
Empresa: Grupo Piracanjuba
Setor: Alimentos e Bebidas
Porte: Grande
Sede: Bela Vista de Goiás – GO
Nossa abordagem
Passo 1 - Planejamento das entregas e migração faseada
Em conjunto com o cliente, elaboramos um planejamento detalhado das entregas ao longo do cronograma. A migração foi dividida em três fases, permitindo entregas intermediárias e a migração faseada para a nova solução. Para facilitar o acompanhamento de todos, o planejamento foi estruturado em um quadro visual de Kanban, utilizado nas cerimônias de acompanhamento.
Passo 2 - Mapeamento de processos e requisitos
Analistas de processos e requisitos da Bridge trabalharam em conjunto com os responsáveis por cada serviço a ser migrado para a nova solução. Esta fase contemplou o mapeamento de formulários, workflows de automações, regras de negócios, SLAs e integrações. Ao final da etapa, foram entregues a documentação e o caderno de requisitos.
Passo 3 - Desenvolvimento dos serviço
Com base na documentação elaborada pelo time de processos, o time de desenvolvimento implementou os serviços com suas regras de negócios e as integrações necessárias. A equipe contou com profissionais especializados em soluções low-code, bem como desenvolvedores com experiência em customizações de front-end e back-end.
Passo 4 - Operação assistida
Oferecemos suporte durante a operação da nova solução, acompanhando, dando suporte e realizando ajustes nos produtos desenvolvidos, quando necessário.
Tecnologias Envolvidas
A solução utilizada nesse case foi a Freshservice, oferecida pela Freshworks. Avaliada pelo Gartner e pelos seus clientes como uma das principais soluções para ITSM e ESM em nuvem, oferece um modelo SaaS com ótima usabilidade, integração e capacidade de atender a todas as áreas corporativas das empresas, além da área de Tecnologia da Informação.
Resultados obtidos
50
16
240
390
A parceria exemplar entre os times da Bridge e do Grupo Piracanjuba foi fundamental para o sucesso do projeto, demonstrando o compromisso de ambas as empresas em entregar uma solução que não causasse impactos na rotina dos usuários. O êxito do projeto proporcionou que a empresa conquistasse maior autonomia, escalabilidade e economia financeira, além de ter otimizado o gerenciamento de serviços corporativos e de TI e proporcionar uma melhor experiência aos usuários.
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