Ir para o conteúdo principal

global-status-report

O gráfico apresentado no post anterior representa a percepção de valor gerada pelos serviços de TI entregues à organização. A tendência mostra que a TI é vista, pela maioria das empresas, como um importante recurso de criação de valor e suporte à estratégia do negócio.

O gráfico abaixo demonstra a tendência, de 2006 a 2010, na utilização de frameworks para a Governança de TI. Em destaque, 28% das empresas disseram utilizar o ITIL® como fonte de melhores práticas para seus processos de TI.

 

Vale ressaltar que o ITIL® não é um modelo voltado especificamente à Governança de TI, seu principal foco está na Gestão dos Serviços de TI (ITSM – sigla em inglês). Porém, a visão estratégica da área de TI (trazida principalmente pelo ITIL® V3) e a base do modelo voltada a processos de negócio possibilitam a estruturação da lógica de tomada de decisões e a alocação de papéis e responsabilidades para a TI, atribuições inerentes à Governança.

Outro ponto interessante implícito neste gráfico é a utilização conjunta de diferentes frameworks, uma vez que os percentuais somam mais de cem por cento (para o ano de 2010).

A estratégia e os processos de TI devem ser específicos para cada organização, aumentando o potencial em gerar diferenciais competitivos para o negócio alavancados pela TI. Assim, os frameworks devem ser tratados como um meio para a estruturação das práticas da organização e não como um fim a ser buscado a todo custo.

Tendo em vista as necessidades particulares da empresa, a utilização de práticas complementares de diferentes modelos pode ser um dos caminhos para atingir este diferencial competitivo a partir da TI. Porém, esta utilização conjunta deve ser feita de forma cuidadosa, para que as práticas implementadas não sejam conflitantes. Um modelo deve ser utilizado para complementar os pontos que não sejam definidos de forma satisfatória por outro modelo.

Caso sua empresa esteja encontrando dificuldades na utilização conjunta de diferentes frameworks, entre em contato conosco para maiores informações sobre o tema: contato@bridgeconsulting.com.br