Ir para o conteúdo principal

tendencias-na-utilizacao-das-midias-sociais-integradas-ao-erp

Os Sistemas Integrados de Gestão estão começando a concretizar tendências que há algum tempo já vem sendo divulgadas sobre o aumento na utilização das mídias sociais no ambiente corporativo. Canais como linkedin, twitter e facebook já estão sendo conectados aos ERPs, o que aumenta ainda mais a visibilidade e as novas oportunidades de negócios e de relacionamento para as empresas.

Na última semana, a revista eletrônica CIO dedicou uma reportagem especial a este fenômeno  destacando a possibilidade, em pouco tempo, de acompanhar e capturar todas as comunicações não estruturadas entre clientes e a empresa, dados que hoje são comumente perdidos e são de grande valor para as organizações.

Porém, este mecanismo reforça ainda mais a necessidade de uma Política de Segurança da Informação que esteja atualizada com estes novos mecanismos de fluxo de informação. Normas e regras de conduta devem ser claramente comunicadas aos usuários destes canais na empresa para que o risco de prejuízos à marca seja mitigado. Além disso, a infraestrutura de TI deve estar preparada para lidar com um maior fluxo de transferência de dados com a web, garantindo que este aumento possa acontecer dentro dos níveis de serviço esperados e com a segurança necessária.

Todo este cenário reforça, cada vez mais, a importância e responsabilidade da área de TI nas empresas, que deve estar capacitada e bem estruturada para lidar com esta evolução.

Pensem alguns poucos anos atrás: tópicos relacionados às Midias Sociais, Crowdsourcing, SaaS, Cloud Computing estavam incipientes ainda ou não existiam nas agendas de gestores de TI. Hoje, são de alta criticidade para que a TI esteja alinhada ao negócio e entregue valor. As mudanças ocorrem muito rápido e as organizações de ponta são aquelas que se mantém preparadas e atualizadas frente as boas práticas e padrões internacionalmente reconhecidos.