Ir para o conteúdo principal

Ano após ano, líderes empresariais se deparam com tecnologias emergentes e com o grande desafio de agregar valor com baixo custo.

O Roadmap de Adoção de Tecnologia para Infraestrutura e Operações do Gartner Group® (2023) traz alguns pontos de destaque sobre a aplicação de cinquenta sete tecnologias nos eixos “trabalho digital”, “operações” e “nuvem, edge e data center”.

Figura 1 – Gartner 2023 Technology Adoption Roadmap for Infrastructure and Operations

O estudo aponta maturidade nas áreas de operações e transformação digital do ambiente de trabalho, principalmente por terem recebido mais investimento durante e após a pandemia a fim de garantir a transição para modelos remotos, híbridos e focados em viabilizar a omnicanalidade.

Cloud, edge e data center possuem iniciativas em piloto com alto risco ao mesmo tempo que prometem grande valor ao negócio. Vale destacar pontos como: Inteligência Artificial, migração intensiva para nuvem e decisões analíticas em computação de borda.

Ainda de acordo com o Gartner Group®, as organizações implantam seletivamente soluções de automação de acordo com as prioridades de infraestrutura e operação. Tecnologias que apoiam o provisionamento e o gerenciamento de incidentes, como respostas automatizadas a incidentes, automação contínua de compliance, automação de infraestrutura e automação de rede, estão todas em implantação.

Além disso, os líderes de tecnologia estão focando em implantar tecnologias de alto valor e baixo risco. Entre as tecnologias que se enquadram nessa categoria, 86% estão sendo implantadas atualmente. Em comparação, apenas 38% das tecnologias de alto valor e alto risco estão em implantação.

A seguir, apresentamos algumas dicas pautadas nas cinco maiores tendências apontadas para 2024/2025 sobre dados, automação de processos, gestão de serviços de TI (ITSM) e cloud computing:

Tecnologias-gartner-2024-Inteligência-Artificial-e-Análise-de-Dados

Inteligência Artificial
e Análise de Dados

Em 2024 e 2025, a Inteligência Artificial (IA) e a tomada de decisão baseada em dados continuarão a ser tendências dominantes. Para lidar com o grande volume de múltiplas fontes de dados, a IA desempenhará um papel crucial na extração de insights valiosos. À medida que as empresas buscam maximizar o potencial da IA, é fundamental investir em parceiros e infraestrutura que suportem essa tecnologia. Além disso, discussões sobre ética e privacidade de dados serão cada vez mais relevantes.
Tecnologias-gartner-2024-hiperautomação-e-automatização-de-processos

Hiperautomação de
Processos Robóticos

A automação de processos continuará crescendo nos próximos anos. Agora, de forma mais integrada e sistêmica, com o grande objetivo de garantir não só a eficiência operacional, mas também a qualidade e a governança dos dados. As empresas podem ampliar seu escopo de robotização de processos contando com todo o ciclo de Dados, Processos e Aplicativos integrados. Isso requer uma abordagem estratégica para a automação, incluindo a identificação e priorização dos processos adequados para a robotização, além de investimentos em plataformas de automação e treinamento de equipes.
Tecnologias-gartner-2024-Gestão-de-Serviços-de-TI-aprimorada-por-IA

Gestão de Serviços de
TI aprimorada por IA

ITSM tem como grande aposta nos próximos 12 – 24 meses a aprimoração por IA oferecendo suporte proativo na resolução de problemas e na manutenção de sistemas críticos, bem como no atendimento mais humanizado e ágil nas plataformas de serviços das empresas. À medida que a IA se torna parte integrante da ITSM, as organizações devem focar na integração de sistemas, na capacitação de agentes de suporte e na criação de modelos que se adaptem às necessidades específicas do negócio.

Edge Computing e 5G

Com o aumento da adoção do 5G e a necessidade de processamento de dados em tempo real, a computação de borda se tornará crucial. Essa abordagem requer otimizações de infraestrutura para melhorar a latência e a capacidade de processamento em locais remotos, garantindo a tomada de decisão em qualquer nível e em tempo real. Conforme as empresas expandem suas operações para locais remotos e adotam soluções de IoT (Internet das Coisas), a computação de borda desempenhará um papel fundamental na garantia de conectividade e desempenho confiáveis.

Multi-Cloud e Cloud Híbrida

Ambas continuarão tendências em ascensão, permitindo que as empresas escolham os melhores provedores de nuvem com menor custo e componentes mais aprimorados para suas necessidades específicas. Ter uma governança robusta em nuvem para garantir segurança, conformidade e eficiência na gestão de recursos híbridos ou multi-cloud será primordial para maior escalabilidade e flexibilidade de componentes, bem como redução de custos. Além disso, a integração entre diferentes provedores de nuvem será fundamental para otimizar a eficiência operacional e garantir a continuidade de serviços.

Conclusão

Diante da constante evolução tecnológica, as empresas que buscarem se adaptar e abraçar inovações como as citadas acima terão melhores chances de agregar valor ao negócio de forma eficiente e ágil.

Conte com a Bridge Technology para implementar a melhor solução para o seu negócio.

FALE COM UM DOS NOSSOS ESPECIALISTAS

Como podemos ajudar?

gartner tecnologias 2024-06

Consultoria Especializada:

ajudamos os clientes a identificarem as melhores soluções tecnológicas para cada uma de suas necessidades, trazendo para a mesa uma sólida experiência em distintos mercados.

Implementação e Integração:

transições suaves e eficientes entre diferentes sistemas e plataformas.

Treinamento e Capacitação:

nossas entregas são feitas com transferência de conhecimento para garantir que as equipes dos clientes possam tirar o máximo proveito das novas tecnologias.

Suporte Contínuo:

fornecemos suporte técnico contínuo para garantir que os projetos, sistemas, desenvolvimentos e automações funcionem de forma confiável e eficiente.

Inovação Constante:

acompanhamos as tendências tecnológicas em constante evolução, garantindo que nossos clientes estejam sempre na vanguarda da tecnologia segura e confiável diante dos desafios de seus setores.

Sócio-Executivo da Bridge Technology. Engenheiro de Computação e Informação formado pela UFRJ, possui certificações ITIL®, Scrum, entre outras. Atualmente, é responsável por gerenciar contas de grande porte em organizações públicas e privadas com foco na estruturação de iniciativas que preparam as organizações para as necessidades de Transformação Digital, Data & Analytics, Automação de Processos via RPA, Governança de Tecnologia e Gerenciamento de Projetos/Portfólio.

Sócio-Executivo da Bridge Technology. Mestre em Economia e Finanças, possui mais de 16 de experiência em tecnologia especialmente em áreas de Dados, Analytics, Desenvolvimento e Automações. Atualmente, é responsável por gerenciar as operações do time da Bridge Technology focado na gestão e alocação de profissionais, na garantia de qualidade e entrega dos projetos e na atuação de Squads multidisciplinares.