Case

Transformação da agilidade escalada na Allos

Uma reestruturação total com foco na entrega de valor

Case premiado de readequação do foco dos times ágeis de produtos digitais para atuarem em iniciativas alinhadas à estratégia da empresa, buscando novas fontes de receita, integração do varejo físico-digital e melhoria da experiência do cliente.

O Desafio

A Allos, administradora de shoppings centers, busca ser referência no uso de tecnologias avançadas para alavancar a experiência completa do cliente integrando o físico com o digital. Dentre seus objetivos, destaca-se o foco em inovação para aumentar a monetização dessa operação.

Nesse sentido, a Diretoria de Produtos Digitais, com seu papel fundamental na entrega de valor para o cliente final, buscou a Bridge & Co. para apoiar na estruturação dos seus times ágeis, após passar por dois M&As.

Com os desafios da integração das companhias, ficou latente a necessidade de um trabalho de unificação da abordagem ágil escalada. Nosso objetivo era propor a melhor configuração das equipes, potencializar a sinergia entre os times e reduzir zonas de sombra e falta de clareza de papéis.

Empresa: Allos

Setor: Comércio Varejista

Porte: Grande

Sede: Rio de Janeiro - RJ

Nossa abordagem

Após importantes movimentos de M&A, a companhia passou por um desafiador momento de integração de tecnologias e times de produtos digitais. Ficou clara a necessidade de pensar uma melhor forma de integrar os times de produtos ágeis, otimizando a geração de valor e reduzindo zonas de sombra e falta de clareza de responsabilidades.

Passo 1Estrutura e integração

Foram mapeados cenários de integração e ajustes nas estruturas, com base em melhores práticas de ágil escalado, buscando maximizar a sinergia e aproveitar papéis e competências instaladas na empresa.

Passo 2Construção de um plano de ação

As possíveis mudanças passaram por amplo debate até que chegamos a um modelo alvo, que passou a ser a meta de toda a Diretoria. Foi criado um plano de ação para guiar a empresa e mitigar os riscos da transição.

Passo 3Mentoria e acompanhamento

Ao longo de três meses, acompanhamos as equipes da Allos na migração, assessorando a empresa em relação a dúvidas, melhores formas de conduzir as rotinas e ajustando itens necessários no plano de ação. Os resultados começaram então a se materializar.

Metodologia utilizada

“A adoção da entrega ágil continua a crescer, e o SAFe é o framework de escalonamento ágil mais utilizado. No 15o relatório anual do estado ágil, 37% dos respondentes disseram que estavam usando o SAFe. O amplo apelo do SAFe deve-se em parte ao seu suporte para empresas de vários tamanhos, desde aquelas com apenas uma dúzia de equipes ágeis até grandes organizações de desenvolvimento com milhares de membros de equipes ágeis.”

(Gartner, 2023.)

Resultados obtidos

Geração de novas receitas por meio de serviços digitais que complementam a experiência física no shopping.
Aumento da receita dos lojistas físicos através de incentivos advindos dos produtos digitais.
Expansão do conhecimento sobre cada cliente individualmente, por meio de produtos digitais com experiência personalizada.
Melhora da experiência do cliente através da complementação de produtos digitais.

A reestruturação aconteceu em dois meses e contou com a participação ativa de todas as lideranças da Diretoria de Produtos Digitais. Após a implementação da reorganização das squads e torres, percebeu-se que a estruturação das tribos e squads estava mais alinhada à estratégia da Allos, focando em entregas digitais que impactavam diretamente os direcionadores estratégicos de receita, experiência do cliente e integração física-digital do varejo.

“Manter o ritmo com as tendências emergentes e as preferências dos compradores em evolução para continuar a oferecer experiências atraentes para os clientes é vital. As organizações devem avaliar e analisar constantemente a paisagem tecnológica para identificar os sistemas e aplicações necessários para entregar estratégias de comércio digital. A inovação no comércio digital é imperativa para alcançar isso, focando em IA e experiências “físico-digitais” sustentadas pela agilidade tecnológica para permanecer competitivo.” (Gartner, Digital Commerce Primer for 2024)

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