Case

Avaliação e otimização da Arquitetura de Sistemas da Rede Gazeta

Alinhando a arquitetura às necessidades do negócio

Redução dos custos totais com sistemas, melhora do alinhamento entre as necessidades da operação e do parque de sistemas, e identificação de riscos de continuidade e segurança.

O Desafio

A Allos, administradora de shoppings centers, busca ser referência no uso de tecnologias avançadas para alavancar a experiência completa do cliente integrando o físico com o digital. Dentre seus objetivos, destaca-se o foco em inovação para aumentar a monetização dessa operação.

Nesse sentido, a Diretoria de Produtos Digitais, com seu papel fundamental na entrega de valor para o cliente final, buscou a Bridge & Co. para apoiar na estruturação dos seus times ágeis, após passar por dois M&As.

Com os desafios da integração das companhias, ficou latente a necessidade de um trabalho de unificação da abordagem ágil escalada. Nosso objetivo era propor a melhor configuração das equipes, potencializar a sinergia entre os times e reduzir zonas de sombra e falta de clareza de papéis.

Empresa: Rede Gazeta

Setor: Atividades de rádio e de televisão

Porte: 501-1.000 funcionários

Sede: Vitória, ES

Nossa abordagem

Passo 1Imersão na operação

O projeto começou pelo entendimento das necessidades de cada operação da Rede Gazeta (Rádio, TV, Portais de Notícias) e sua visão de futuro.

Passo 2Avaliação dos sistemas

Passou para a identificação e avaliação dos sistemas que suportam cada uma dessas operações, considerando: disponibilidade, eficiência, escalabilidade e segurança.

Passo 3Alinhamento com a visão de futuro

Caminhou para o cruzamento dos sistemas com as necessidades e visão de futuro de cada operação, apontando os gaps e oportunidades de otimização possíveis. Os direcionadores principais eram redução de custos com a sobreposição de sistemas, viabilização de unificação de contratos e aumentar o grau de sistematização e automação das operações.

Passo 4Resultado alcançado

O projeto viabilizou a redução de, pelo menos, 15% do custo total com sistemas da Rede Gazeta. Outros ganhos materializados foram: o aumento da cobertura funcional e a redução de riscos de continuidade e segurança.

Metodologia utilizada

“O TOGAF (The Open Group Architecture Framework) é um framework amplamente reconhecido e utilizado no campo da arquitetura empresarial. Oferece uma abordagem integrada para o design, planejamento, implementação e governança de arquiteturas de sistemas. Oferece caminhos para o alinhamento estratégico entre objetivos de negócio e desenho da arquitetura sistêmica, sendo um bom ponto de partida para um mergulho mais estruturado no mundo de sistemas das empresas.”

– Carlos Eduardo Carvalho, Sócio-Diretor da Bridge&Co.

Resultados obtidos

Redução de 15% no custo anual com Sistemas da Informação.
Identificação de partes da operação com cobertura sistêmica insuficiente, direcionando ações para correção.
Identificação de sistemas que ampliavam riscos de segurança e consequente direcionamento para ajuste.
Revisão de sistemas que não estavam aptos em termos de arquitetura para acompanhar o ritmo de crescimento previsto pela empresa.

Este foi mais um exemplo bem-sucedido em que combinamos nosso olhar consultivo e de negócio com sua experiência técnica em ambientes tecnológicos para gerar valor. A soma dessas competências possibilitou a identificação de gaps no ambiente tecnológico da Gazeta e revelou oportunidades significativas de redução de custos que foram capturadas com sucesso pelo cliente.

Conteúdos relacionados

Vídeo

Migração de ERP (Parte 2) | Uma abordagem detalhada para seleção da ferramenta

Se a sua empresa optou pela migração do ERP vigente…

Blog

Arquétipos de Governança de TI: um caso prático de análise dos princípios de governança em uma organização de médio porte

Em um contexto marcado por processos com maior integração tecnológica e preocupações…