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É crescente o número de empresas que se encontram diante de problemas multifacetados. Tal cenário se configura devido ao aumento significativo da complexidade dos modelos de negócio estabelecidos, onde os processos estão cada vez mais multidisciplinares e envolvendo diversas áreas. Podemos tomar como exemplo de uma situação problemática complexa, a implantação de um PMO em uma organização. Segundo a pesquisa PMSURVEY.ORG 2014, realizada pelo Chapters of PMI – Project Management Institute envolvendo 400 organizações de diversos países, 58,4% relataram que os fracassos de implementação de um PMO foram motivados por resistências e questões culturais que não foram tratadas de maneira adequada. Ou seja, a maior causa de fracasso desse tipo de implementação se deu por um tipo de situação de difícil quantificação, que envolve uma grande quantidade de pessoas com pontos de vistas e motivações das mais diversas.

Fonte: PMSURVEY.ORG 2014 Edition. Project Management Institute

Diante de tais desafios, a Soft System Methodology (SSM) foi desenvolvida e proposta por Peter Checkland na Universidade de Lancaster, Inglaterra. Tal metodologia é utilizada para abordagem e resolução de situações problemáticas pouco estruturadas, complexas, envolvendo interações entre pessoas, tecnologias, organizações e ambientes. Tal abordagem permite explorar os interesses dos diversos stakeholders para melhor compreender o problema e encontrar um ponto de “equilíbrio” entre os interesses divergentes. A SSM se assemelha muito ao crescente conceito deSystem Thinking, que em resumo trata-se de um processo de aprendizado para fomentação de ações inovadoras para resolução de problemas.

Para se manterem relevantes, as companhias devem ser capazes de estar sempre inovando, sem se desviar do foco do crescimento e rentabilidade da organização. Em entrevista para a Forbes.com, o CEO da IDEO, Tim Brown afirmou que as abordagens que utilizam o processo de System Thinking estão direcionadas a obter, através de inovações, melhoria contínua com restrições.

A SSM propõe que a abordagem diante de situações problemáticas seja realizada em sete etapas, como apresentado na figura a seguir:

Fonte: Adaptado de Checkland, 1981

A Bridge Consulting utiliza as melhores práticas de abordagem de problemas do mercado com o objetivo de ajudar seus clientes a resolver problemas complexos e gerar mais valor às suas organizações. Em breve divulgaremos em nosso blog um artigo com um estudo de caso da utilização da SSM para proposição de ações gerenciais de implementação de um PMO Corporativo em um cliente líder no mercado varejista brasileiro.14